terça-feira, 25 de abril de 2017

Final de Semana voltado ao Tradicionalismo na 9ª RT!

 O final de semana iniciou com as suas atividades no sábado, dia 22 de abril, onde a Coordenadoria da Nona Região Tradicionalista realizou o 2º Encontro de Patrões no CTG Tauras de 35´ na cidade de Joia. Entre os diversos assuntos abordados, houve uma belíssima fala do senhor José Aldomar de Castro, Conselheiro Benemérito do MTG, com seus “2 dedos de prosa” onde repassou aos presentes no encontro orientações jurídicas em relação a patronagem e documentações (atas, livros e contratos musicais). Após a Coordenação Cultural e Coordenadoria homenagearam o Peão Eloir, o Guri Lucas e o Piá Tobias, pela grandeza em que representaram a 9ª RT no 29º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul, parabenizando-os e incentivando-os para a continuidade destes nos entreveros e enfatizando a importância de se realizar os concursos internos, tendo assim uma invernada cultural participativa dentro da entidade e região. Também homenageou-se os participantes da 29ª Festa Campeira do Rio Grande do Sul, Prendas e Peões que representaram de forma brilhante as diversas modalidades do Esporte Campeiro. Ainda, realizou-se uma integração entre as entidades presentes no Encontro, regado de um maravilhoso jantar e boas músicas gaúchas.
 
Já no domingo, 23, o CTG Clube Farroupilha de Ijuí promoveu o seu 1º EnCAF – Encontro de Chula e Arte Farroupilha, reunindo diversas entidades do estado para um encontro da valorização da cultura e arte do povo gaúcho. Neste encontro participaram 25 invernadas artísticas nas categorias pré-mirim, mirim e juvenil e mais de 30 chuleadores nas categorias mirim, juvenil e adulto, vindo das mais diversas RTs. Momentos de reencontros, amizades e muita cultura retratam o Concurso Artístico realizado, com o objetivo de unir as mais diversas entidades, buscando a harmonia e união entre os artistas que cultuam as nossas tradições. Parabenizamos aos vencedores do concurso nas Danças Tradicionais e Chula e principalmente a todos aqueles que mostraram a sua arte nos tablados do CTG Clube Farroupilha, uma das entidades mais antiga do RS.

E também no domingo, o Departamento Jovem do CTG Tropeiro Velho de Panambi, realizou a 1ª Mateada Solidária da Paz em comemoração ao Dia do Chimarrão e do Churrasco (24 de abril). A programação contou com diversas apresentações artísticas de declamação, canto, chula, uma palestra sobre a Erva Mate pela Dr. Valesca Hettwer Especialista em Erva Mate, além do espaço aberto a comunidade panambiense para tertúlia livre. A Mateada Solidária da Paz teve como objetivo divulgar e cultivar a cultura rio-grandense, promovendo um ambiente familiar para integração entre gerações e com a solidariedade do povo gaúcho, realizado a arrecadação de doações de agasalhos.

“De lança em punho, em defesa do Rio Grande”

9ª Região Tradicionalista - Departamento de Comunicação